Uma pequena nota sobre: Simone de Beauvoir



Simone de Beauvoir (9 de janeiro de 1908 - 14 de abril de 1986) ficou principalmente conhecida devido ao seu trabalho como escritora, feminista e pelas suas contribuições no campo da filosofia, onde encontrou, além de conhecimentos e inspirações, o seu companheiro para toda a vida, Jean-Paul Sartre.

Simone pertenceu a um grupo de filósofos-escritores existencialistas, que através deste movimento influenciaram a cultura e as mentalidades a partir de meados do século XX.

Em 1949, através da publicação do seu livro “O Segundo Sexo”, torna-se pioneira no manifesto feminista, numa luta para uma mudança de relações entre homens e mulheres.

Foi, com a ajuda de Sartre, uma presente manifestante contra as políticas do governo francês em relação à Indochina e à Argélia. Além disso, manifestou-se contrariamente à invasão americana ao Vietname, à perseguição aos judeus, entre outros assuntos.

Juntamente com Sartre, aprofundou a questão das relações entre homens e mulheres, e questionou a mentalidade humana. Foram provavelmente o casal mais influente do século XX e, apesar de nunca terem casado, sempre se mantiveram juntos e derrubaram barreiras, abriram novas fronteiras na sociedade e alteraram o modo de pensar de várias pessoas.

Todo o trabalho e filosofia de vida de Simone continuam a influenciar várias mentes espalhadas por todo o Mundo, sobretudo dentro da comunidade feminina.

Hoje seria o seu 106º aniversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário